sábado, 14 de maio de 2016

EXCLUSIVO! ENTREVISTA COM O PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE CARAÚBAS DO PIAUÍ CABORÉ.

A seguir, entrevista com o Senhor João Coelho de Santana, conhecido por “Caburé”, concedida ao.. Portal Diário Caraubense









PDC: Boa noite!

CABURÉ: Boa noite!

PDC: Em primeiro lugar agradecer pela gentileza em receber nosso Portal Diário Caraubense, que inicia com o senhor uma série de entrevistas com os pré-candidatos a Prefeito de Caraúbas do Piauí.
Sr. Caburé, você que foi vereador em dois pleitos, sendo ainda o mais votado, qual o recado para o povo caraubense, nesse início de ano e também final de mandato do atual prefeito?

CABURÉ: Não podemos falar como candidato porque a justiça eleitoral não permite, mas quero deixar claro que esse período eleitoral vai ser fantástico para nós caraubenses, pois vamos ter a oportunidade de escolher democraticamente e de forma agradável o futuro Prefeito de Caraúbas, nós que esperamos por transformações positivas. O município de Caraúbas do Piauí, como todos sabem, parou no tempo e em todas as instâncias, as únicas obras que estão em andamento aqui, são as obras federais, onde o município só entrou com o terreno. Nós observamos os municípios vizinhos em desenvolvimento e nós, parados. E com uma mudança acontecendo este ano nas eleições, a população só tem a ganhar, pois o povo está cansado das mesmas caras a 20 anos naquela Prefeitura, vocês podem observar que o próprio prédio pede mudanças, inovações, é um prédio morno, nenhuma árvore plantada em seu entorno , serviços essenciais que são faltosos naquela repartição, nem vigia se quer o prédio da Prefeitura tem, pra você poder ter uma ideia de como está o organização interna dessa instituição.

PDC: Sabendo que o atual gestor, Sr Manoel, ainda não falou abertamente quem será o candidato a prefeito da base governista, também sabendo que o Sr Manoel está a 20 anos no poder e que você teve a ousadia de enfrentá-lo nas urnas com um grupo pequeno e sem recursos, como você pretende enfrentar o possível candidato do atual prefeito, caso você seja candidato?

CABURÉ: Em primeiro lugar, sendo quem for o candidato, precisamos ter um grande respeito a quem disputará ao cargo, precisamos ter plano de governo e conseqüentemente, votos. Hoje a oposição se encontra mais confortável do que na eleição passada e isso está bem claro, pois a oposição vem ganhando lideranças municipais, pessoas que eram da base governista, como o ex-Secretário de Educação deste município. Adrião Portela Neto, a Vereadora Vera do Barbudo, que vieram somar., o ex- Vereador Filé, E muitos assim como eles, descontentes com a administração, estão aliados na oposição com o propósito de sair da mesmice e buscar encontrar soluções para o município. Toda eleição é uma eleição. Nós fomos candidatos na eleição passada, porque não seria legal deixar um candidato único, mas tínhamos consciência que as condições eram poucas. Hoje, temos a insatisfação do povo para com a gestão que aí está, o descaso do atual governo para com o município, com todo respeito ao nosso prefeito Manoel, com mais esses quatro anos de mandato que se encerram agora, foram os nossos maiores cabos eleitorais. Estamos confiantes, pois a população está pedindo transformação, estão cansados de promessas que não são cumpridas, de nenhum crescimento ser observado aqui, os jovens tendo que sair para outros estados em busca de um lugar ao sol, e sonhando um dia voltar e verem realmente as transformações que conteceram..

PDC: Bem, Caburé, você sabe que alguns órgãos do município encontram-se realmente esquecidos ou mesmo em descaso total. Temos como exemplo, a Padaria Comunitária que fechou o Mini Pólo de confecções que não apresenta nenhum esclarecimento de como funciona, as estradas em péssimas condições, inclusivo, a única Biblioteca Pública fechada a  quase um não,os donos de linhas de ônibus do Estado reclamam que os referidos transportes estão se acabando com os buracos.as datas comemorativas são esquecidas, não há interesse em ver crescimento acontecer.  

CABORÉ  -A padaria comunitária acredito eu, que volte a funcionar até o final deste governo, pois sabemos que o município recebeu um recurso para montar a padaria e o governador fez a entrega de um cheque no valor de mais de R$ 30.000,00( trinta mil ).perante a população, mesmo assim estamos sem pão. Mais eu acredito que o gestor esteja providenciando um espaço para que a padaria volte a funcionar, pois a população quer uma explicação e acredito que o Prefeito não terá coragem de subir em um palanque com tamanho descaso..

PDC -Você sabe que o Mini Pólo de confecções foi uma doação da Fenae- Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal, assim como a Padaria Comunitária, como você, caso seja candidato e eleito Prefeito,  pretende administrar o Pólo Municipal de confecções?

CABURÉ: A primeira coisa é deixar bem claro para a população caraubense que toda  movimentação é realizada com recurso público e não com dinheiro privado. O primeiro passo seria tornar transparente a forma de gerenciamento dos recursos, passando a motivar as vendas no mercado, indo atrás de compradores, fazendo parcerias com as secretarias de Saúde, Educação, incentivando para que os próprios uniformes sejam feitos aqui mesmo. Creio eu, que o Prefeito deve ter um controle sério do estabelecimento, como a documentação de funcionamento, bem como o livro caixa, que é necessário para o controle das finanças do Mini-Pólo, assim, a geração de renda aumentaria conseqüentemente com aumento da produção. Sabemos que as roupas são de boa  qualidade, mas não há informações claras de como é prestado conta de nada, não sabemos para onde vai o dinheiro apurado, não sabemos se há um conselho fiscalizador, sabemos que tem pessoas que trabalham lá, mas não conhecemos a folha de pagamento, tão pouco se esse pagamento é realizado com o apurado ou se é o município quem os paga. Sabemos que chega carro transportando tecido, mas não se tem notícia de nada, isso é um descaso, pois o dinheiro é público. Em relação às estradas eu nem vou responder, pois a população é quem faz esse julgamento, porque nós caraubenses possuímos os mesmos equipamentos que os outros municípios, mas em alguns municípios vizinhos a gente vê e anda em estradas dignas, já nós andamos em estradas precárias, agora mesmo algumas pessoas e reuniram e começaram com recursos próprios a entupir alguns buracos na região de Boiadas, só quem anda nas estradas no município é que sabe, é um descaso total.

PDC: Sendo eleito, qual será seu primeiro ato como prefeito?

CABURÉ: Se eu for candidato e se eleito pretendo montar uma equipe técnica, não montar uma família dentro do poder público,como hoje está aí, que pra mim é um absurdo. Pessoas que vistam a camisa para ajudar a desenvolver o município e segundo, recuperar ainda em janeiro as estradas. Sabemos que janeiro é chuvoso, mas onde puder já ir iniciando a recuperação se eleito iremos iniciar imediatamente. Quero que se for candidato e for eleito nos primeiros meses de governo, começar a resolver o problema crucial que é a questão da água,apesar de a nossa presidente afastada Dilma, mandar essas cisternas que foi o maior prêmio, patrimônio da família, mas que ainda não foi  o suficiente.

PDC: Na eleição passada sua Coligação saiu com seis candidatos a vereador e comenta-se, que esse ano você deverá ter em sua Coligação 17 candidatos, qual a estratégia para fazer a maioria da Câmara Vereadores?

CABORÉ – Nós sabemos que para um gestor municipal governar, realizando as mudanças que são necessárias, ele necessita ter a maioria na Câmara Municipal. Nós estamos tentando montar uma equipe técnica para que, caso eu venha a ser candidato, e podermos ter uma coligação séria com nomes que estão aí na boca povo para que essas idéias de mudanças seja realmente concretizadas,  e buscarmos sempre o diálogo.

PDC – Como nós sabemos e acompanhamos, o Brasil passa por um momento crítico e nós não poderíamos deixar de nessa entrevista falar a respeito. Como o senhor vê esse momento.

CABORÉ – O povo brasileiro sabe e concorda comigo, que na história desse país, nunca um pobre teve vez, como no Governo de Lula e Dilma, vou só citar aqui alguns ganhos da população nos 12 anos. A distribuição de renda teve sua maior vitória e claro que ainda falta muito, que foi a junção dos programas sociais, através do Bolsa Família, o PAC - Programa de Aceleramento do Crescimento que mandou para os municípios várias máquinas que visam beneficiar a população que sofre  com as péssimas estradas, as famílias que sofrem com falta de água, e que o carro pipa serviria para amenizar a situação, mas nós sabemos que muitas vezes esses bens são usados de forma errada.Além de tudo isso eu poderia citar várias conquistas no governo Dilma e Lula; porém nós sabemos dos interesses que existem por trás do impeachment.Uma coisa é certo, nunca neste pais colarinho branco foi para a cadeia e nós estamos vendo aí vários inclusive do própria PT atrás das grades, e nunca o pobre teve sua vez de dizer eu sou um cidadão como no Governo de Dilma e Lula.

PDC – Deixe uma mensagem par ao povo de Caraúbas do Piauí?
A minha mensagem é de coragem para enfrentar as dificuldades, dizer ao povo que quando se luta com equilíbrio e juntos podemos realizar todas as mudanças  que precisam acontecer, os municípios passam por dificuldades, mas, nós sabemos que muitos se utilizam do cargo para administrar como se fosse uma empresa privada, e claro, que os eleitos devem administrar para o povo, é tão simples, cargos eletivos não são nossos, são públicos,convém porém, se atentar para isso. Os governantes são eleitos para administrar o que é do povo. E nosso propósito caso sejamos candidato e vitoriosos no futuro é dizer podemos fazer diferente e melhor. Olhem o caso  de Cocal e Bom Princípio dentre tantos, depois de 20 anos num mesmo grupo, e veja as transformações que estão acontecendo, com   idéias novas e fazendo acontecer . Deixo um abraço a cada um de Caraúbas do Piauí, e  estejamos certos, para melhorar só depende de nós.

O Portal Diário Caraubense agradece ao Caboré pela entrevista, e vamos entrar em contato com o próximo pré-candidato  a ser entrevistado neste portal.      


Nenhum comentário:

Postar um comentário