terça-feira, 4 de outubro de 2016

Câmaras Municipais do Piauí terão Vitamina, Carne Assada e muitos “Negos”

A sucessão de apelidos de vereadores eleitos no Piauí é uma diversão para qualquer pessoa interessada em rir um pouco em meio à tragicômica política brasileira. Tem vereador chamado Vitamina, Carne Assada, Galo, Gato e Pitu, além de Mosquito, Careca, Escova e Bodin.
São 14 os vereadores eleitos com a expressão “Nego” (corruptela de negro em nome de urna.
Entre os prefeitos eleitos, tem o Pé Trocado (PP), em Sussuapara e o Mão Santa em Parnaíba. Em acauã, o prefeito eleito é Molão (PSB), enquanto Solteiro (PT) será o prefeito de Boqueirão do Piauí. Mas atenção: Solteiro é casado.
Tem ave noturna na política: é Caburé (PT), o novo prefeito de Caraúbas do Piauí, enquanto Foigoió (PSD), será prefeito de Matias Olímpio. Caburé é uma espécie de coruja, enquanto Fogoió é uma expressão popular usada pera pessoas de pele, olhos e cabelos claros.
Na lista dos divertidos apelidos, haveria ainda mais graça se em São João da Fronteira tivesse sido escolhido Carne Assada (PR) para prefeito, mas ele perdeu para um cara com nome de presidente norte americano Lincoln
A origem dos apelidos
Pelo Piauí afora os apelidos se sucedem como elemento mais simples de identificação dos candidatos. No interior é comum que um político se identifique não pela filiação partidária, mas pela sua origem familiar ou ainda pelo ramo de atividade empresarial ou profissional que exerce.
Assim, antes do nome, mais importante para fazer a campanha é ser lembrado pelo apelido. Só que alguns são bem curiosos. Em Alto Longá um dos vereadores eleitos agora é Junior Fofoca (PR), enquanto em Amarante agora tem Espoleta (PT) na Câmara Municipal.
Tem muito “Nego” bem-sucedido nas urnas
Nego Edilson (PSB) é vereador em Aroeiras e a origem do apelido deve estar na cor da pele do candidato, o mesmo devendo ocorrer a Neguin do Pastor (PSD), vereador mais votado nestas eleições em Arraial, enquanto em Betânia, o vereador Meu Nego (PSB) foi o segundo mais votado, mesma posição na lista dos mais votados de Negão (PRP) de Campo Largo do Piauí.
Em Cabaúbas do Piauí, a cor da pele dá e a origem familiar estão no nome de urna da vereadora eleita Nega do João Firmino (PTC), mesma situação do vereador eleito em Cocal, Chico do Nego (PSDB) e de Preto (PPS), de Jatobá do Piauí, enquanto próximo de lá, em Cocal dos Alves, foi eleito o vereador Zé Nêgo (PT), onde não foi eleito o candidato tucano chamado Zé Nêga.
Em compensação, na cidade de Pau D’Arco do Piauí, eleito pelo Rede, estará na Câmara Municipal em 2017 o vereador Negão da Estaca Zero, que obviamente tem esse apelido por estar ligado a uma estrada, do mesmo modo que Nego da Chapada, vereador eleito pelo PSB em Várzea Grande, é identificado pelo seu lugar de origem e cor da pele.
Nego Adeilson (PP) é um dos nove vereadores de Fronteiras e Nego Edson (PTB) está entre os nove vereadores eleitos em Geminiano, cidade que também botou na Câmara o vereador Novinho (PMDB).
Outros vereadores eleitos identificados por sua cor são Nego Barrufo (PP), de Júlio Borges, e Negão de Dino (PRB), de Paes Landim.

Também tem espaço para os “Galegos”
Entre tantos vereadores eleitos com a expressão Nego no nome de urna, eis que surge dois vereadores com a expressão piauiense para homens muito brancos e de cabelos claros. Tem Galego (PMDB) em Santa Luz, Galego (PSD), vereador mais votado de Pedro Laurentino e Galego de Zulmiro (PRP), de Simplício Mendes.
Há tambéa Irmão Franco (PP), de Rio Grande do Piauí, Louro do França e o Louro (PTB), vereador na cidade de Miguel Leão, onde haverá na Câmara ainda o Boy (PSD), que não está só na condição de menino, porque em Piracuruca foi eleito para a Câmara Frankin o Garoto (SD).
Zé Padre (PMDB) foi eleito vereador em Assunção do Piauí. Padre é religioso que fala bem, mas provavelmente de maneira menos eloquente que o vereador Garganta de Ouro (PMDB), de Avelino Lopes.
Em Barreiras do Piauí, dos nove vereadores eleitor, cinco são conhecidos pelos seus apelidos indicando suas origens: Raimundo de Totô (PV), Jenison de Jezu (PSB), Domingão do Sindicato (PSB), Ninico da Boa Esperança (PSB) e Rai de Leodete (PRTB).
Vitamina e Carne Assada nas Câmaras Municipais
Mas tem candidato que exagera na origem e praticamente dá nome, RG, endereço, como fez a vereadora Vanderlândia Irmã do Dales, (PR), de Brejo do Piauí e Zé Filho do Zé do Ó (PTB), de Canto do Buriti, enquanto Zé Filho da Coroa (PSB), de Buriti dos Lopes, botou no nome apenas o lugar de origem, enquanto Zé de Zé Biga (PSD) identificou em dois Zés seu nome e o do pai.
Em Boa Hora, cidade famosa pela produção de rapadura, vai ter Vitamina (PMDB) na Câmara Municipal, que deve tornar uma pessoa forte como um Pé de Serra (PMDB), vereador mais votado em Demerval Lobão.
Se tem vitamina em Boa Hora, em São João da Fronteira a Câmara Municipal terá é proteína animal na base do churrasco na Câmara Municipal, pois lá foi eleito o vereador Toim do Carne Assada (PR).
Há ainda um pouco de carboidrato na composição das Câmaras Municipais do Piauí, pois Teresina terá o vereador Joaquim do Arroz (PRP).
Na política, o bicho também pega
Mosquito (PSB) é o terceiro mais votado para a Câmara Municipal de Floresta do Piauí, enquanto o bicho maior. Tem o Galo (PSB), vereador em Tanque do Piauí e ainda dois bichanos, um Gato (PSB), de São João da Fronteira, outro Gato (PP), eleito vereador em Itaueira, além de um molusco de água doce, Pitu (PSD), o mais votado em Jardim do Mulato.
Bodim, que o diminuitivo de bode pelas várzeas e chapadas do Piauí profundo, é o nome de urna de um vereador eleito pelo PTB na cidade de Wall Ferraz.
Lagoa do São Francisco é uma cidade onde nem a lagoa que dá seu nome a gente vê, mas lá vai ter Pirata (PV) na Câmara de Vereadores e há o Cadeirante (PTC), vereador na cidade de Jerumenha.
O chapéu, a escova e a calva
Fechando a lista, Artranho o Homem do Chapéu (PV) será vereador em Luís Correia. Deve esconder a cabeça, coisa que certamente não fez Careca (PT), vereador mais votado em Nazária. Mas se tem Careca e Homem do Chapéu, convém que haja o vereador Escovinha (PTB), de Palmeirais.
VIA: PORTAL AZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário